Cinco meses sem merenda escolar em Santo Antônio dos Lopes: crianças continuam com fome e a prefeita tenta se explicar...
O Blog do Carlinhos recebeu um relato grave de uma moradora de Santo Antônio dos Lopes, que pediu para não ser identificada:
“Não me identifique. Isso que está acontecendo é tudo verdade. As aulas começaram no dia 17 de fevereiro e até agora nunca veio lanche pras escolas. Nem todas as famílias têm condições de mandar lanche todos os dias para seus filhos. Muitos deles passam fome nas escolas.”
A denúncia reforça uma situação que o blog já havia apontado anteriormente: estamos em um dos municípios mais ricos da região, com royalties do gás natural e milhões em repasses, mas as crianças da rede municipal estão há cinco meses sem merenda escolar.
Na primeira vez que o blog denunciou a situação, a prefeita Cibele Napoleão respondeu em tom autoritário, atacando o blog, mas admitindo que realmente não havia merenda — prometendo explicar os motivos. A prefeita, pessoa tida como de fé e bem intencionada, simplesmente não está conseguindo, por falta de condições ou de competência, garantir o básico: alimentação para os alunos.
Agora, os próprios vereadores da base e da oposição começaram a reclamar. Um deles gravou vídeo reconhecendo que “não tem como defender”, porque a situação é real: estamos no dia 6 de maio e desde fevereiro não chegou lanche nas escolas. Os da oposição, por sua vez, já pedem uma ação mais dura.
É hora do Ministério Público, do Conselho Tutelar e da Justiça entrarem em cena. E sim, já é o momento de se discutir, inclusive, o afastamento da prefeita por 90 dias — não por má-fé, mas para que alguém assuma temporariamente e tente resolver o problema com mais agilidade. Porque provar por que não tem merenda não resolve nada. Criança com fome não espera. Quem tem fome, tem pressa.
0 Comentários